Processo Legislativo
Legislatura e Sessão Legislativa
Os trabalhos da Câmara são organizados, no tempo, em legislatura, que têm a duração de quatro anos, coincidindo sempre com a duração do mandato dos Vereadores. Uma legislatura divide-se em quatro sessões legislativas ordinárias, que constituem o calendário anual de trabalhos da Câmara, cada uma delas iniciando-se em 15 de fevereiro, interrompendo-se para recesso entre 1º e 31 de julho e encerrando-se, via de regra, em 15 de dezembro de cada ano. Fora desses períodos, a Câmara só pode reunir-se por convocação extraordinária, designando-se sessão legislativa extraordinária, o período decorrente dessa convocação. Exceção a essa regra é a prorrogação do primeiro e do segundo período da sessão legislativa ordinária, quando, em 30 de junho, não tenha ainda sido votado o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e, em 15 de dezembro, não tenha sido ainda votado o projeto de Lei Orçamentária Anual, respectivamente. As sessões legislativas ordinárias, que correspondem a um ano, não se confundem com as sessões ordinárias da Câmara, que acontecem em dia ou dias específicos, em horário determinado pelo Regimento Interno e, correspondem a cada uma das reuniões do Plenário. Do mesmo modo, não se confundem as sessões legislativas extraordinárias, que funcionam no períodos de convocação extraordinária, com as sessões extraordinárias da Câmara, que são reuniões de Plenário marcadas para dia ou horário diferentes do das ordinárias.
Presidente da Câmara
Luís Cláudio Teixeira Bastos:BIÊNIO 2021/2022 - o segundo mais votado na eleição com 1.087 votos pelo PP – Partido Progressista, nascido em 18/09/1969, servidor público estadual com grau de instrução superior completo integra pela segunda vez o quadro de vereadores de Pilão Arcado-BA.
Audiência Pública realizada em 21 de março de 2019
Propostas e Desafios para Segurança Pública de Pilão Arcado
Escola do Legislativo
PROGRAMA A ESCOLA E O LEGISLATIVO Promove aproximação do Legislativo Municipal com diversos segmentos da sociedade, sobretudo a comunidade estudantil, através de visitas pedagógicas, contribuindo para estimular a participação política, favorecer a inclusão social e o exercício da cidadania, além do fortalecimento da democracia e do Poder Legislativo.
Ações do documento